Que a luz do evangelho do cristo possa estar em seu coração iluminando o caminho de outras pessoas.

Divaldo Franco - História em Paris

Divaldo Franco relata fato inusitado
Na 55ª SEMANA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA, ocorrida naquela próspera cidade baiana, no mês de setembro de 2008, o querido médium DIVALDO FRANCO, relatou de público fato verídico vivido por ele, que muito sensibilizou a quantos o ouviram naquela ocasião em que se estudara: REENCARNAÇÃO UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA.... Quando perguntaram ao médium se ele acreditava na reeencarnação, disse que não acreditava nela, pois quê ia mais além - ele sabia que ela existia! E narrou-nos o seguinte episódio, que agora visto com minha própria emotividade ao lhes escrever esse singelo artigo.

Divaldo há cerca de 40 anos foi por vez primeira à Paris, hospedando-se na residência de familiares de um casal amigo residente aqui no Rio de Janeiro, à época: Ligia e Emílio Ribeiro.

A primeira noite naquela capital foi-lhe tormentosa, não conseguindo conciliar o sono de modo algum e sendo vítima de atrozes fenômenos psíquicos.

Pela manhã, sentindo-se muito estranho, pediu permissão ao casal anfitrião para sair e dirigir-se a algum lugar que ele mesmo não sabia onde seria. O casal ficou perplexo, sem entender, como uma pessoa que jamais houvera ido àquela cidade pedia para sair sozinho, para ir não se sabia aonde... Ao demais eram 7 horas de uma segunda-feira, onde os monumentos históricos franceses não ficam abertos à visitação pública. Mas, Divaldo insistiu, afirmando-lhes que levaria o endereço deles no bolso e dizendo que qualquer coisa os avisaria por telefone ou pegaria um táxi. Eles anuíram.

Divaldo saiu a pé, depois pegou o metrô, depois um ônibus que começou a levá-lo para fora da cidade. Algum tempo se passou dentro do ônibus e o médium cada vez mais se sentindo noutra personalidade, essa muito endurecida, parecendo detestar tudo e todos à volta...

O ônibus começou a passar perto de certo bosque. Divaldo pediu ao motorista para descer do veículo, dirigindo-se a uma estrada de pedras, muito bem cuidada, uma estrada real, que terminava em frente a enorme Monastério também revestido de pedras, onde bela torre de igreja ao fundo predominava. Era uma ordem religiosa, de monjas enclausuradas, que datava do século XVII, fundada em 1606 por um frade capuchinho.

Divaldo cada vez mais entronizava aquela personalidade estranha para ele, sentia-se aturdido, mas dispôs-se a bater à porta do Monastério, onde sorridente monja-porteira lhe informou que o Monastério não estava aberto à visitação pública; que as monjas eram enclausuradas e só lhes era permitida uma única visita masculina - a do confessor da Instituição.

Divaldo, muito pálido pediu que ela fosse chamar a monja-mestra e deu-se conta que estava falando em francês! Era um francês com um acento diferente...
Sem saber porque a moça aquiesceu, mandou-o entrar até o parlatório onde uma religiosa, de cerca de 60 anos, passou a lhe dizer da impossibilidade do intento por ele almejado. O médium mais pálido e suando muito disse que desejava uma entrevista com a Abadessa.

Veio a Abadessa, veneranda senhora belga de cerca de 70 anos, e passaram os dois a dialogar mais ou menos assim:

- Senhora, eu sou o fundador dessa Instituição, muito dura para com as jovens que aqui habitam, quando a instituí eu não me dava conta disso, mas hoje venho pedir-lhe para ser mais complacente com as monjas, aja com mais amor, com mais benevolência para com elas!
- Meu filho, você é tão jovem! Porque está falando em francês provençal? Meu filho, esta Instituição foi fundada no século XVII em 1625. Você está aturdido, vou providenciar levá-lo de volta. Onde se hospeda? Vá na companhia da irmã mestra e outra religiosa...
- Não antes que eu possa visitar a cela onde faleci.
- Como você sabe que nosso fundador morreu aqui?
- Irmã, eu sou ele! Eu vivia em orações contínuas, tanto que onde eu me ajoelhava, o piso de pedra-pome, ficou um pouco mais fundo que o restante do assoalho...A minha cela possuía uma gravura da Madona, que certo dia, após muitas preces, inadvertidamente, queimei um pedaço com uma vela acessa.
- Como o senhor pode saber disso? Essas referências verídicas não constam em nenhuma de nossas publicações!
- Irmã eu sou ele! A Irmã diz que não posso visitar minha cela porque teria que passar pelo pátio interno, onde ficam as clausuras proibidas ao sexo masculino... Mas, se formos pelo altar-mor, atrás dele, há uma porta, que dá para uns degraus, que vão terminar num corredor, onde sem passar pela clausura, sem passar pelo átrio principal, chegaremos à minha cela, irmã! Vamos!
Já que insiste tanto e para acabarmos logo com isso, venha e mostre-nos o caminho que diz conhecer! E Divaldo foi à frente, mostrando o caminho, que reconhecia, com a Abadessa logo atrás dele, depois a irmã-mestra seguida pela monja-porteira. Como nos velhos tempos... O fundador à frente de todas...
Depois do desejo do médium ter sido concretizado e, Divaldo ter observado na cela a surrada vestimenta do sacerdote, ter visto o chão realmente amolgado perto do genuflexório, e de não ter visto mais a gravura da Madona que lá não estava mais, todos muito emocionados, retornaram pelo mesmo caminho...
A Abadessa pediu para que as outras duas se retirarem e lhe pergunta o que seria aquele fenômeno. Divaldo fala-lhe abertamente da reencarnação, da lei de causa e efeito e, promete mandar-lhe o EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO e O LIVRO DOS ESPÍRITOS em francês, logo que retornasse à Paris.
Já era hora do almoço e Divaldo, convidado, almoça na Instituição. Continuam a conversar o médium e a Abadessa. Ela, muito emocionada, expressa amargura por saber disso tudo “tão tarde”, ao que Divaldo lhe diz que não, que ela estava na plenitude das suas forças e que poderia com o novo conhecimento, usar do Amor Incondicional do Cristo para com as moças ali recolhidas. Convidado a lanchar, pois já eram 16 horas, ele declina do convite, mas aceita voltar com as referidas monjas para Paris onde por certo o casal amigo deveria estar preocupado com tão prolongada ausência.
No dia seguinte, refeito e feliz, ele próprio vai a uma livraria para comprar os dois livros de Kardec, que o seu anfitrião, gentilmente, entrega no Monastério.
Passam a se corresponder ele e a Abadessa Beatriz que dois anos depois é transferida para a Bélgica, por obrigações administrativas; na década de 80 Divaldo a visita, no referido país, nonagenária, lúcida, muito feliz com o reencontro, mostrando-lhe o EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, que tanto lia e relia, e aí o médium lhe conta da sua vida atual, das conferências, da Mansão do Caminho e demais atividades que lhe dizem respeito.

Vire e Mexe - Educando contra o fumo

Roberto Carlos - Raridade

A Gripe na História da Higiêne.

Moisés viveu cerca de 1.200 anos A.C., em outras palavras há 3.200 anos. Ele foi enviado junto ao povo judeu para ser a primeira revelação Divina para a Humanidade. Conforme o velho testamento recebeu de Deus os “10 mandamentos”; mandamentos estes que são cada vez mais aplicados em nossa sociedade à medida que avança moralmente. Moisés instituiu diversas leis dizendo que eram provindas de Deus, se eram de Deus não se sabe, mas com certeza eram grandes inspirações que recebia, pois devia ser um grande médium. Duas destas leis referem-se a “não comer carne de porco” e a “circuncisão” no sexo masculino ainda criança. Estas duas leis estão ligadas á HIGIENE HUMANA, mas Moisés não podia falar isto, pois não seria atendido, aquele povo rude (que éramos nós) só atendia se dissesse ser de Deus. Na época o índice de mortalidade era muito grande e basicamente se dava pela “ingestão de carne de porco” que era o alimento mais consumido, porém o animal era criado sem nenhuma higiêne e por complicações de toda ordem no “pênis” por falta de lavar mesmo.

O quadro não mudou muito, em 1.903 na cidade do Rio de Janeiro, o médico sanitarista Osvaldo Cruz descobriu que o mosquito era o transmissor da “febre amarela” e da “varíola”. Osvaldo Cruz com o apoio do Presidente Rodrigues Alves, decretou a vacinação obrigatória de toda população. O povo se rebelou, ficando conhecida como a “Revolta da Vacina”, pois os agentes entravam nas casas á força para vacinar as pessoas, que não acreditavam ser o mosquito responsável pela transmissão.

Hoje com o advento do “Selv service” nos restaurantes, nota-se cada vez mais as pessoas usando este tipo de serviço para se alimentarem no dia a dia e não somente nos finais de semana como antigamente era costume. Nestes recintos podemos ver o quanto ainda não temos higiene para comer. Observe quantas pessoas entram no ”Selv service”, passam em frente ao lavatório (sem lavar as mãos) e vão direto para pegar o prato e as colheres com as mãos que viram da rua. Existem pessoas que vão ao sanitário e saem de lá sem lavar as mãos e ao encontrar uma pessoa a cumprimenta pegando em sua mão.

O contagio da GRIPE H1N1, também chamada de GRIPE SUINA possui a mesma forma de contágio que uma gripe comum. ISTO É CONTINUAMOS A NÃO ACREDITAR EM VIRUS E NÃO TER HIGIÊNE. Para não sermos transmissor de qualquer gripe basta alguns cuidados como:

1º. Ao contrair uma gripe ou resfriado, procure ficar em repouso e não ter contato com as pessoas. Caso seja necessário sair de casa mesmo gripada, não chegue perto das pessoas e não abrace as pessoas amigas. Assim que as ver diga: ESTOU GRIPADA(O) NÃO CHEGUE PERTO.

2º. Caso seja necessário tossir, coloque o lenço (ou a mão) no nariz e vá tossir em local que não tenha ninguém.

Lave sempre as mãos e procure não colocar os dedos nos olhos que é uma forma de transmitir o vírus. Procure passar estas informações para o maior numero de pessoas que encontrar.