Que a luz do evangelho do cristo possa estar em seu coração iluminando o caminho de outras pessoas.

Saber quem se é!


Sócrates, filósofo grego que viveu entre os anos de 470-399 A.C, dentre diversos ensinamentos deixados disse: CONHEÇA A TI MESMO.
Domingo passado em um jogo de futebol entre os times do Cruzeiro e Grêmio, um dos atletas do Grêmio foi acusado por um jogador do Cruzeiro de ser chamado em campo de “Macaco”. Há 31 anos atrás encontrei com um amigo de infância e lhe perguntei se ainda jogava futebol. Ele então me relatou a sua história trazendo no rosto um triste semblante. Tinha somente 17 anos e jogava no time juvenil de um dos times da cidade de Uberaba onde morávamos. Certa vez o seu time, porém o profissional ia jogar contra um dos grandes times da capital mineira. Ele foi convocado a ocupar a vaga de um profissional que se encontrava contundido. Ele jogava na defesa e teria que marcar um grande goleador da época, que por sinal era o seu ídolo. Neste momento, seu semblante torna-se mais triste, ao lembrar que aquele garoto ia jogar com adultos pela primeira vez e ainda por cima teria que marcar um jogador de destaque do cenário nacional e como se não bastasse era ainda seu ídolo. Em fim chegou o dia e a hora, o coração já não cabia dentro do peito, era uma mistura de medo, responsabilidade e prazer. O Mineirão estava lotado e ao chegar a sua posição no campo depara-se com aquele a quem teria que marcar fato que nunca tinha lhe passado pela sua cabeça. Mesmo antes de o jogo começar, seu ídolo vai até a ele lhe cospe no rosto e lhe diz diversos xingamentos. Foi a última vez que aquele garoto pisou em um campo de futebol.
Desde os primórdios da civilização humana a evolução se dá cada vez mais, porém o homem ainda quer sobrepujar o outro, mesmo que seja de forma tão brutal como muitas vezes vemos. Como nestas inúmeras encarnações que tivemos, viemos nos comparando com os outros, a opinião alheia era e ainda é para muitos a mais importante. Mas Sócrates já antes de Cristo nos incitou a conhecer a nós mesmos, como também Jesus veio e disse: “Amai ao próximo como a si mesmo”. Ora, se devo amar ao próximo como me amo, devo então saber como me amar. Daí a ter que me encontrar comigo mesmo, sabendo quem eu sou, espírito eterno em evolução dotado de grandes qualidades. Portador de um potencial imenso dentro da “sombra” no inconsciente que vai eclodindo a medida que busco saber quem sou eu, descoberta esta que é a chave para a Felicidade.

Nenhum comentário: