Que a luz do evangelho do cristo possa estar em seu coração iluminando o caminho de outras pessoas.

A Gripe na História da Higiêne.

Moisés viveu cerca de 1.200 anos A.C., em outras palavras há 3.200 anos. Ele foi enviado junto ao povo judeu para ser a primeira revelação Divina para a Humanidade. Conforme o velho testamento recebeu de Deus os “10 mandamentos”; mandamentos estes que são cada vez mais aplicados em nossa sociedade à medida que avança moralmente. Moisés instituiu diversas leis dizendo que eram provindas de Deus, se eram de Deus não se sabe, mas com certeza eram grandes inspirações que recebia, pois devia ser um grande médium. Duas destas leis referem-se a “não comer carne de porco” e a “circuncisão” no sexo masculino ainda criança. Estas duas leis estão ligadas á HIGIENE HUMANA, mas Moisés não podia falar isto, pois não seria atendido, aquele povo rude (que éramos nós) só atendia se dissesse ser de Deus. Na época o índice de mortalidade era muito grande e basicamente se dava pela “ingestão de carne de porco” que era o alimento mais consumido, porém o animal era criado sem nenhuma higiêne e por complicações de toda ordem no “pênis” por falta de lavar mesmo.

O quadro não mudou muito, em 1.903 na cidade do Rio de Janeiro, o médico sanitarista Osvaldo Cruz descobriu que o mosquito era o transmissor da “febre amarela” e da “varíola”. Osvaldo Cruz com o apoio do Presidente Rodrigues Alves, decretou a vacinação obrigatória de toda população. O povo se rebelou, ficando conhecida como a “Revolta da Vacina”, pois os agentes entravam nas casas á força para vacinar as pessoas, que não acreditavam ser o mosquito responsável pela transmissão.

Hoje com o advento do “Selv service” nos restaurantes, nota-se cada vez mais as pessoas usando este tipo de serviço para se alimentarem no dia a dia e não somente nos finais de semana como antigamente era costume. Nestes recintos podemos ver o quanto ainda não temos higiene para comer. Observe quantas pessoas entram no ”Selv service”, passam em frente ao lavatório (sem lavar as mãos) e vão direto para pegar o prato e as colheres com as mãos que viram da rua. Existem pessoas que vão ao sanitário e saem de lá sem lavar as mãos e ao encontrar uma pessoa a cumprimenta pegando em sua mão.

O contagio da GRIPE H1N1, também chamada de GRIPE SUINA possui a mesma forma de contágio que uma gripe comum. ISTO É CONTINUAMOS A NÃO ACREDITAR EM VIRUS E NÃO TER HIGIÊNE. Para não sermos transmissor de qualquer gripe basta alguns cuidados como:

1º. Ao contrair uma gripe ou resfriado, procure ficar em repouso e não ter contato com as pessoas. Caso seja necessário sair de casa mesmo gripada, não chegue perto das pessoas e não abrace as pessoas amigas. Assim que as ver diga: ESTOU GRIPADA(O) NÃO CHEGUE PERTO.

2º. Caso seja necessário tossir, coloque o lenço (ou a mão) no nariz e vá tossir em local que não tenha ninguém.

Lave sempre as mãos e procure não colocar os dedos nos olhos que é uma forma de transmitir o vírus. Procure passar estas informações para o maior numero de pessoas que encontrar.

Nenhum comentário: