FILME:
Nosso Lar .
Conheça as curiosidades e o números que justificam
o título de superprodução
Uma muralha de 70 metros de comprimento construída em Guaratiba, no
Rio de Janeiro, meia tonelada de gelo seco para produzir fumaça e uma
pedreira de 10 mil metros quadrados como locação. Estes são alguns dos
números e curiosidades das filmagens de “Nosso Lar”, uma superprodução
que traz efeitos visuais inéditos no cinema nacional. Abaixo, você
pode conhecer outros detalhes que aumentam a curiosidade em torno do
longa, baseado na obra psicografada pelo médium Chico Xavier que narra
a trajetória do médico André Luiz em uma colônia espiritual após a
morte.
Muralha
As filmagens foram realizadas no Rio de Janeiro e em Brasília durante
oito semanas. A muralha de “Nosso Lar” foi construída ao ar livre em
uma fazenda em Guaratiba, no Rio de Janeiro, tinha cerca de 70 metros
de comprimento e sete metros de altura. Sua construção envolveu cerca
de 30 profissionais e durou um mês. Encerradas as gravações em
Guaratiba, a equipe transportou o portal e 20 metros de muralha para o
bairro de São Cristovão, onde foram filmados cenas da entrada e da
alameda principal da colônia Nosso Lar.
Efeitos Visuais
A empresa canadense Intelligent Creatures trabalhou durante nove meses
para aperfeiçoar visualmente 350 imagens do filme. A equipe chegou a
contar com 90 profissionais. Já a equipe brasileira viajou diversas
vezes para Toronto e enfrentou temperatura negativa de 33 graus.
Para filmar “Nosso Lar”, foram necessários cerca de 1.000 metros
quadrados de chroma key (fundo azul). Em alguns casos, como os das
cenas da parte externa da cidade Nosso Lar, rodadas no Monumento aos
Pracinhas, no Rio de Janeiro, a equipe precisou produzir um chroma-key
de 360 metros quadrados.
Nas cenas da casa de Lísias, foram construídas fachadas de algumas
casas e com a ajuda dos painéis de chroma-key, originou-se um efeito
de uma rua repleta de casas.
Efeitos Especiais
Os efeitos visuais consumiram mais de 2.000 metros de fios, tubos e
cabos nas filmagens. Também foram usadas mais de 50 máquinas e mais de
meia tonelada de gelo seco para reprodução dos diferentes tipos de
fumaça.
Aeróbus
Com cerca de 14 metros de comprimento e peso de sete toneladas, o
aeróbus era tão grande que a equipe não conseguia lugar para
guardá-lo. Foi construído em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e
demorou cinco dias para chegar ao Rio de Janeiro em uma carreta
estendida, único meio de transporte capaz de fazer o frete.
Umbral
As cenas do umbral foram realizadas em uma pedreira no bairro de
Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O lugar tem 10.000 metros quadrados,
duas vezes o tamanho do estádio do Maracanã. Nas filmagens, foram
utilizados 8 km de cabo e as luzes tiveram de ser erguidas por dois
“carvalhões” (tratores) a mais de 50 metros de altura.
Cena da Guerra
A cena foi responsável pelo dia mais longo de filmagem. O ambiente
inóspito e a locação longínqua transformaram a gravação em uma
verdadeira operação de guerra, que contou com quase todo o elenco,
equipe e figurantes, somando cerca de 1.000 pessoas no set.
Figurino
O processo de criação do figurino para os habitantes do umbral
baseou-se na ideia de como eram aqueles espíritos enquanto encarnados
- estilo de vida, hábitos, roupas. Posteriormente, as cerca de 1.500
peças de figurino foram desgastadas.
Veja mais detalhes e curiosidades no endereço:
http://paginadocinema.com.br/reportagens/index/97/0/Nosso_Lar
--
"Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição."
Eunice
Nenhum comentário:
Postar um comentário